Início » Uncategorized » Do iOS 16 ao novo MacBook Air, estas são as novidades da Apple

Do iOS 16 ao novo MacBook Air, estas são as novidades da Apple

Apple deu aos fãs na segunda-feira algumas das funcionalidades que vão fazer parte do iOS 16, a próxima versão do sistema operacional dos iPhones, tendo ainda lançado novos computadores portáteis MacBook Air com um aspecto renovado, incluindo o novo processador M2.

No lançamento da conferência anual de programadores da Apple, também conhecida por WWDC, a marca liderada por Tim Cook deu cartas no software e no hardware, apesar de continuar enfrentando constrangimentos nas cadeias de abastecimento. Por causa da guerra e do surto de Covid-19 na China, onde são fabricados a maioria dos seus produtos físicos.

Estes são os principais destaques:

iOS, iPad OS e MacOS
A próxima versão do iOS chega no outono. A Apple anunciou algumas melhorias incrementais, como a possibilidade de personalizar a tela de bloqueio, incluindo diferentes configurações consoante o modo “Foco” ativo em cada momento.

Há uma forma diferente de ver notificações e, no iMessage, agora é possível apagar uma mensagem até um quarto de hora depois do envio. Na aplicação Mail, vai existir a possibilidade de agendar o envio e, antes de um email ser enviado, há um curto período em que é possível abortar o processo.
Na aplicação Wallet, apenas nos EUA, passa a ser possível fazer compras e pagar mais tarde, até seis semanas, sem juros nem comissões. O modelo é semelhante ao popularizado pela fintech sueca Klarna na Europa, ou pela Ant Financial na China, onde o endividamento jovem é um problema particularmente crítico.
Ainda não foi desta vez que a Apple anunciou o Apple Car. Mas, no futuro, o modo CarPlay vai permitir que o sistema da Apple controle todo o painel de instrumentos do automóvel, incluindo o contador de velocidade e a possibilidade de o personalizar com widgets. A empresa já tem parcerias fechadas com uma série de fabricantes.

Para os fãs do Fitness, com o iOS 16, a aplicação vai continuar a fazendo medições como o número de passos e calorias queimadas mesmo se o utilizador não tiver um Apple Watch. Na aplicação Health, em conjugação com o novo whatchOS 9, poderá identificar a medicação habitual, para passar a receber um lembrete na hora de tomar os seus medicamentos.
No novo watchOS 9, a Apple incluiu diversas melhorias incrementais ao modo Workout e uma integração mais próxima com o Fitness+, o serviço de treinos à distância por subscrição. O relógio passa também a monitorizar mais detalhes sobre o sono, diferenciando entre “acordado”, “sono REM”, “sono profundo”, etc.

O iPhone e o Apple Watch vão ter uma forma nativa de controlar a medicação

O novo sistema operacional dos computadores Mac vão se chamar macOS Ventura. Uma das principais novidades é que vai passar a ser possível usar as câmaras traseiras do iPhone como webcam, aumentando significativamente a qualidade das videochamadas no Mac.

Para quem tem iPad, o iPad OS 16 vai transformar os tablets da Apple num equipamento muito mais semelhante a um computador portátil. Alguns modelos vão ser capazes de rodar oito aplicações ao mesmo tempo, num ambiente equiparado ao de um Mac. Finalmente, a aplicação Weather vai passar a estar disponível no iPad. Aparentemente, o iPad continua sem a aplicação nativa Calculator.

Como era esperado, a Apple anunciou novos portáteis MacBook Air com um novo design mais próximo dos novos MacBook Pro (incluindo a aba no topo da tela onde a marca inclui a webcam e outros sensores, como acontece nos iPhones e novos Mac).

Estes novos MacBook vão chegar às prateleiras das lojas no mês que vem. Em Portugal, os preços começam nos 1.529 euros para a versão com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento em disco SSD.

A nova versão do processador nativo da Apple, o M2, vai acelerar ainda mais os computadores. O M2 já vem incluído nos novos MacBook Air, ajudando a Apple a conseguir esticar a autonomia dos equipamentos até às 20 horas, nos cálculos da empresa.
A Apple diz que o M2 é até 18% mais rápido do que o M1 — que já tem surpreendido pela capacidade de resposta que deu aos Mac desde que a Apple decidiu pôr fim à parceria que lhe permitia usar os processadores da Intel. No processamento gráfico, é até 35% mais veloz.

Explore nossos outros posts...